Objetivo: Regularização do Registro de Armas e Posto de recolhimento. Todo cidadão tem o direito possuir uma ARMA, mas deverá registrá-la, para não correr o RISCO de ser penalizado pela lei 10.826/2003 dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm, define crimes e dá outras providências.
A Caravana Comunidade Segura 2009, irá percorrer o Brasil pela quinta vez (inicio em 2005), passando por todas as 27 capitais do país (e Londrina interior do Paraná). Continuam como seus objetivos principais a qualificação do debate sobre segurança pública e a aproximação de atores públicos e sociais, uma tendência nacional que vem se consolidando por vários processos paralelos e caminha para seu clímax na Conferencia Nacional de Segurança Pública em Agosto. Após ter divulgado boas práticas e desenvolvido os temas: Controle de Armas, Desenvolvimento Institucional das Polícias, Juventude e Violência Armada e Política de Drogas, a Caravana 2009 terá como foco a política nacional de controle de armas e seu cumprimento, além do desarmamento continuado da população, buscando qualificar a mobilização para as conferencias municipais, estaduais, livres e nacional de segurança pública e garantir a inserção desta temática. O problema da segurança pública no Brasil passa por estes quatro temas, por isso a sua integração será abordada, apontando para exemplos práticos e indicadores de acompanhamento.
A Rede Desarma Brasil e o Ministério da Justiça, nesta parceria pela continuidade e ampliação da Caravana, pretendem criar as condições para futuras campanhas de desarmamento, ampliação da Rede e fortalecimento de seus Comitês. O fomento do engajamento de ONGs, grupos religiosos e movimentos sociais e a contínua capacitação destes setores para o debate sobre segurança pública e possíveis parcerias com o setor público, é uma tarefa fundamental a ser cumprida conjuntamente pelo governo e sociedade civil organizada. O sucesso da aprovação e implementação do Estatuto do Desarmamento, que comprovadamente reduz as mortes por armas de fogo, viabilizada pela reunião do poder público com a Rede Desarma Brasil é uma comprovação da importância destas iniciativas agregadoras.
A Caravana Comunidade Segura 2009, é uma realização da OSCIP Viva Comunidade e da Rede Desarma Brasil, com o apoio do Viva Rio e financiamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Ministério da Justiça.
EVERARDO DE AGUIAR LOPES - COORDENADOR DA CARAVANA
PROPOSTA DE ATIVIDADES EM LONDRINA:
Período da Manha: 10 hs
- Audiência com Prefeito Municipal- Entrevista Coletiva para a imprensa
Período da Noite: 18:30 hs Local: Câmara Municipal de Londrina
- Apresentação pela Rede Desarma Brasil do propósito da Caravana do Desarmamento Heather SuttonCoordenadora de Mobilização, Área de Controle de Armas, Mobilization Coordinator, Arms Control e Instituto Sou da Paz
- Pronasci - Londrina Primeira região metropolitana do Brasil e se integrar ao Pronasci-PR - Benjamim Zanlorenci - Coordenador Estadual do Pronasci
-1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), O Brasil se prepara para dar mais um passo importante no fortalecimento do processo democrático e na ampliação do exercício da cidadania. Em agosto de 2009, o Ministério da Justiça promoverá, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), iniciativa inédita destinada à superação de entraves que colocam o tema entre as três maiores preocupações dos brasileiros.Atahualpa Coelho - Coordenador Estadual do CONSEG- Campanha do Desarmamento em Londrina e Região - Resultados alcançadosEvaristo Kuceki - Delegado da Policia Federal em Londrina.
Após as exposição será aberto a perguntas e debates.
REDE DESARMA BRASIL
A Rede Desarma Brasil – Segurança, Justiça e Paz foi criada em março de 2005 com o objetivo de ampliar e melhorar a Campanha de Desarmamento no Brasil. Participam dela diversas organizações que trabalham com temas relacionados à segurança pública, ao enfrentamento da violência e à promoção da Cultura de Paz.
Instituto Sou da Paz
O objetivo do Sou da Paz é influenciar a atuação do poder público e de toda a sociedade frente à violência. O Sou da Paz implementa projetos nas regiões e com os públicos mais afetados pela violência, assessora governos na elaboração e implementação de políticas de segurança e mobiliza a sociedade sobre o tema.
O QUE É O PRONASCI
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.