ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO CONJUNTO SANTA RITA IV
PROJETO SOCIAL DA JUVENTUDE DE LONDRINA
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA O PRIMEIRO EMPREGO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO EM PARCEIRA COM CIAP/ASSOCIAÇÕES DE MORADORES
Os alunos matriculados no programa na região oeste AMORITA IV, realizaram trabalho de voluntariado mutirão contra o foco da dengue, recolhendo todo lixo, nas praças, ruas e lotes vazios, da região oeste Conjunto Santa Rita IV que poderia ser um criadouro do mosquito da dengue orientados pelos Monitores.
eportagem: Saiu no Jornal de Londrina edição de 06/006/2008
Casos de dengue crescem 52% em 37 dias em Londrina
Desde o início do ano, foram confirmados na cidade 84 casos da doença, sendo que apenas 12 são importados.
Para atuar no combate ao mosquito, o Município dispõe de cerca de 180 agentes encarregados de orientar e fiscalizar a população. O trabalho dos agentes não pára, mesmo em dias frios e chuvosos. “A tendência é que o índice de positividade reduza um pouco com o frio, mas é importante lembrar que, em 2007, tivemos casos confirmados durante o inverno. A população não pode se descuidar porque houve queda na temperatura”, salientou o diretor de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde, Rogério Lampe.
O maior número de casos confirmados até agora foi registrado na zona norte, com 24 pessoas infectadas pela dengue. Em seguida vem a região central, com 18 casos. Na região sul, foram 17 confirmações, na leste, 14 e na oeste, 11 casos. Na área rural não foi identificado nenhum caso da doença até o momento.
“A dengue é endêmica e vai fazer parte do panorama da cidade a partir de agora”, disse Sônia Fernandes, gerente de Epidemiologia da Secretaria de Saúde. “Desde o ano passado, temos casos autóctones. Não passamos um mês sem registrar casos da doença.”
Sônia Fernandes explicou que a preocupação em relação aos casos importados se dá em relação ao sorotipo viral. “Dependendo do sorotipo que chegar à cidade, pode acontecer uma epidemia ou casos mais graves da doença, como a dengue hemorrágica.”